Bahia, Brazil
From the Global Village Travel Guide and DVD, Brazil. Stock footage available from
Transcript:
BAHIA IS A CITY ON TWO LEVELS.
THE LOWER LEVEL CONTAINS THE OLD PORT, THE
COMMERCIAL CENTER, AND THE DOCKS FOR THE
FERRIES THAT TAKE LOCALS AND ADVENTUROUS
TRAVELLERS TO THE NEARBY ISLAND OF ITAPARICA.
THE UPPER CITY CAN BE
REACHED BY STEPS, OR -- AS IN LISBON--
BY A PUBLIC ELEVATOR.
THE OLD MARKET ON THE WATERFRONT IS THE MAIN
TRADING CENTER FOR THE TONS OF FRESH FRUIT, FISH,
AND SUGAR CANE THAT COME INTO BAHIA EVERY DAY.
THERE IS A SPECIAL FLAVOR TO LIFE IN
BAHIA AND THERE IS A SPECIAL FLAVOR TO ITS
CUISINE, A SPICY BLEND OF AFRICAN SAUCES
AND LOCAL SEAFOOD, COOKED IN PALM OIL.
- BAHIAN LADIES SELLING ON THE ST.
WALKING)
THIS SPINY CREATURE IS A LOCAL
LOBSTER, OR LANGOSTINO.
ALONG WITH CRABMEAT BAKED IN A CRAB SHELL
OTHER BAHIAN DELICACIES INCLUDE;
SHRIMP COOKED IN PALM OIL AND SPICES,
AND THIS SPICY CREATION OF OCTOPUS
AND FISH IN A COCONUT BASE SOUP
THIS CONDIMENT IS ANOTHER VARIATION ON THE
SHRIMP AND COCONUT THEME
AND OF COURSE, MANIOC FLOUR IS SPRINKLED
ON ALMOST EVERYTHING.
BAHIAN FOOD HAS BECOME SO POPULAR, THAT IT
CAN NOW BE FOUND SERVED ON STREET CORNERS THROUGHOUT BRAZIL.
ANOTHER UNIQUELY BAHIAN TRADITION IS CAPOEIRA
--OR FOOT FIGHTING. DEVELOPED IN BRAZIL BY THE SLAVES,
IT HAS EVOLVED INTO A HIGHLY RITUALIZED MARTIAL ART.
CAPOEIRA SHOWS TODAY ARE STAGED WITH EXPLOSIVE ENERGY.
Turismo - Conheça Salvador Bahia
Turismo - Conheça Salvador Bahia
Pontos Turísticos
Salvador é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura. Dentre os pontos de interesse estão: o seu famoso Pelourinho, suas igrejas históricas e suas praias. O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico e da cultura local (música, culinária e religião).
O litoral de Salvador é uma das mais longas para cidades do Brasil. Há 80 quilômetros de praias distribuídas entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até à Praia do Flamengo, do outro lado da cidade. Enquanto as praias da Cidade Baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (baía mais extensa do país), as praias da Cidade Alta, como a do Farol da Barra e a do Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. À exceção é a praia do Porto da Barra, a única praia da Cidade Alta, localizada na Baía de Todos os Santos. O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha. Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos. As praias da capital baiana são calmas, ideais para natação, vela, mergulho e pesca submarina, como também procuradas por surfistas devido enseadas de mar com ondas fortes. Há também praias cercadas por recifes, formando piscinas naturais de pedra, ideal para crianças brincarem.
Grandes hotéis tendem a ser localizados ao longo da orla marítima. Há também pequenos hotéis na Barra e outros (geralmente mais baratos) espalhados ao longo da via principal da Avenida Sete de Setembro (comumente conhecida apenas por Avenida Sete) e ainda outros (também mais baratas) em torno do Pelourinho. Há também várias pousadas na Barra, Pelourinho, Santo Antônio e outros pontos da cidade.
O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado. No porão ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados. O porão é repleto de placas de concreto com cerca de 30 centímetros de altura do chão, para que o turista possa ali passear mesmo quando a maré está cheia, pois é comum o porão encher-se de água do mar neste momento. Os arco com os tijolos a mostra — e que servem de estrutura para o Mercado Modelo — fazem belas composições quando refletidos no espelho d'água. Idiossincrasia de um tempo moderno.
Outro grande atrativo da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval da Bahia como sendo o maior do mundo). Existem três formas de aproveitar o carnaval baiano, uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que são puxados por trios elétricos e isolados da multidão por uma corda. Muitos argumentam que isto termina por privatizar o espaço público, e de que essa forma de aproveitar o carnaval só é acessível àqueles com alto poder aquisitivo, pois para adquirir um abadá é preciso desembolsar, em média, oitocentos reais. A segunda forma é ficar nos camarotes que estão distribuídos por todo o percurso da folia. Essa forma de pular carnaval só é acessível para quem tem ainda mais dinheiro, preferindo assistir a festa do alto, em confortáveis espaços onde os pagantes podem dispor de boates, serviços médicos, banquetes de frutas e comidas típicas, além de outras amenidades.
palavras-chaves: Salvador, Bahia, baiano, baianos, baianas, soteropolitano, Farol da Barra, Pelourinho, Senhor do Bonfim, Praia do Forte, Stella Maris, Rio Vermelho, Elevador Lacerda, turismo, viagem, viagens, turistas, turista, viajante, cidade, capital, Mercado Modelo, Nordeste, Igreja, Fonte Nova, estádio, costa, praia, praias, férias, verão, turístico, pontos turísticos, soteropolitanos, Carnaval, Palácio Rio Branco, Câmara Municipal, metrópole, Ondina, Barra, Praia do Buracão, Mata de São João, mar, nordestino, Parque Abaeté
Músicas:
Getz Me to Brazil - Doug Maxwell
Ipanema Daydream - Bird Creek
Inscreva-se no canal
Assista também:
Nordeste - Pontos Turísticos:
Conheça Pernambuco:
contato: turismoeestilo@gmail.com