Promo da Porta da Ria na Murtosa
Promo da Porta da Ria na Murtosa
Ria Fest -- O Festival da Ria na Torreira abriu as portas às 15h para uma tarde animada
O grande Festival de Verão da Torreira, o Ria Fest, produzido pela Associação Náutica da Torreira e pela SFM, aconteceu no dia 4 de agosto. Dividido em 2 partes, teve o seu momento solene ao início da tarde, com a presença das entidades oficiais, seguindo-se depois uma tarde dedicada aos desportos náuticos e ao passeio em barco moliceiro.
Do cartaz da tarde, faziam também parte a atuação da banda É no Pagode e um desfile de moda.
Rafael Valente, Presidente da Associação Náutica da Murtosa, contou ao Ribeirinhas que está tudo a postos para a abertura do festival e salienta que da parte da tarde o festival vai-se concentrar nos desportos náuticos e mais à noite nos concertos musicais.
Ricardo Cardoso, Diretor da Rádio, referiu que espera que tudo corra bem, sendo este o primeiro festival de verão que estão a lançar na Torreira.
Joaquim Baptista, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, presente no festival em representação da autarquia, salientou que este é o verdadeiro festival, porque coloca à disposição dos participantes os desportos náuticos, salientando ainda que o Ria Fest pode-se assumir como o verdadeiro festival da ria.
José Marques Neno, Presidente da Junta de Freguesia da Torreira, referiu que este festival vem com toda a certeza promover o concelho da Murtosa e espera que este festival se repita nos próximos anos, cada vez com mais projeção.
Muitas pessoas passaram assim uma tarde animada, onde puderam experimentar alguns dos desportos náuticos presentes e darem também uma volta de barco moliceiro, antes da grande noite musical que a organização preparou, com nomes como Luís Portugal do extinto grupo, Jáfumega.
Porta da Ria promove feira de artesanato e visita do Pai Natal
O espaço turístico Porta da Ria, promoveu uma feira de artesanato, no fim-de-semana, que terminou com a visita do Pai Natal, no domingo, por volta das 16h.
Eram muitas as crianças que estavam à espera desta mítica figura, que mesmo em tempo de crise, conseguiu dar uma prenda a cada criança, que ansiosamente aguardavam a sua chegada.
Regata, tasquinhas e mercado antigo levaram milhares de pessoas ao Cais do Bico - Festa do Emigrante
O quinto dia da festa dos emigrantes, uma iniciativa da Câmara Municipal da Murtosa, realizada todos os anos em agosto, com o apoio de algumas coletividades em algumas das iniciativas, começou bem cedo, no Cais do Bico, na Murtosa, com o tradicional Mercado Antigo, Tasquinhas e a tão esperada Regata de Moliceiros.
José Alexandre, Presidente do Núcleo Sportinguista da Murtosa, refere que já é habitual estarem na festa dos emigrantes.
José Rito venceu a regata de moliceiros e estava obviamente muito satisfeito no final.
Joaquim Baptista, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, refere que tudo correu bem, o tempo ajudou e acabaram por ter uma regata com alguma espetacularidade.
No dia 11 de agosto e para encerrar o cartaz da festa dos emigrantes, vai ter lugar o tradicional passeio de bicicleta dos emigrantes, pelas ruas da Murtosa, com a concentração marcada para as 9h.
Snack-bar O Farol há 19 anos na ribeira de Pardelhas
É pela ribeira de Pardelhas, na Murtosa, que Manuel Silva vai passando os seus dias. Emigrante nos Estados Unidos, chegou a Portugal em 1994 e foi pelo café O Farol que começou a ocupar o seu tempo.
2ª Cãominhada da Torreira contou com mais de 250 participantes
A 2ª Cãominhada da Torreira, uma iniciativa organizada pelo grupo Queremos um Canil Municipal na Murtosa, teve mais de 250 participantes, superando todas as espetativas da organização.
A concentração teve lugar por volta das 10h, na Capela de São Paio, e por volta das 11h deu-se início à Cãominhada, que seguiu em direção ao mar, dando a volta pela praça da Varina, e terminando no parque de merendas da Torreira, para um convívio entre todos os participantes.
Jorge Bacelar, da comissão organizadora, referiu ao Ribeirinhas que seguramente têm centenas de pessoas nesta 2ª Cãominhada e que o dia vai ser de muita animação.
Francisco Luís, um dos participantes, contou que é sempre bom apoiar este género de iniciativas, com os nossos amigos fiéis de 4 patas.
Augusto Vidal Leite, da comissão organizadora, referiu que esta iniciativa tem pernas para andar e que é uma forma de reivindicar a construção de um Canil Municipal.
Da parte da tarde, houve uma demonstração canina, por parte do Centro Canino da Maia, que durante mais de 1 hora e com a ajuda dos nossos amigos de 4 patas, fizeram a delícia do público, com várias exibições.
Este grupo conseguiu assim superar a 1ª Cãominhada, realizada em 2011, sendo um sinal que está a crescer e a sensibilizar as pessoas para a necessidade urgente de um canil municipal na Murtosa.
Pela Murtosa na aventura
brincadeira de domingo
Encontramos os Flamingos de Portugal? Ria de Aveiro
Olá pessoal. Mais um vlog. Espero que gostem. Se inscrevam no canal para continuar recebendo os vídeos. Beijinhos
Peixe da ria de Aveiro foi rei no Festival Gastronómico Sabores da Ria
O Cais do Bico, na Murtosa, recebeu nos dias 20 e 21 de junho, o Festival Gastronómico “Sabores da Ria”, organizado pela Confraria Gastronómica “O Moliceiro” em parceria com a Câmara Municipal da Murtosa.
Este festival teve a pretensão de divulgar o enorme potencial gastronómico de um conjunto de espécies da Ria de Aveiro, como o choco, os bivalves ou linguado, que normalmente não têm a projeção das especialidades mais conhecidas, como a enguia, a lampreia e o sável.
Este certame representou um convite irrecusável à descoberta da grande riqueza e diversidade gastronómica da Ria de Aveiro, com a chancela de qualidade da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, herdeira e guardiã dos saberes ancestrais do povo marinhão.
João Belo em grande entrevista abre-nos a porta da sua casa
João Belo abriu-nos a porta da sua casa e da sua família, e durante algumas horas pudemos conhecer um pouco mais sobre este cantor, de origem murtoseira, responsável pelo Festival Nacional da canção da Murtosa, doente confesso do Futebol Clube do Porto e um eterno sonhador.
Aos 56 anos, este artista confessa a dor de ainda não ter ido atuar para as comunidades de emigrantes nos Estados Unidos, ressalva o trabalho excelente da Câmara Municipal da Murtosa na condução dos destinos da terra e promete continuar a realizar o Festival em terras murtoseiras.
E como diz o ditado, filho de peixe sabe nadar, a filha mais nova deste artista segue-lhe os passos e começa já a pensar em ir para o conservatório para aprofundar os seus conhecimentos musicais.
O último trabalho saiu há pouco mais de 1 ano, mas novo trabalho está já a ser planeado, desta vez um cd mais pessoal, sem intenções comerciais.
A Câmara Municipal da Murtosa realizou a X Operação Margem Limpa
A Câmara Municipal da Murtosa, em parceria com os Agrupamentos de Escuteiros do Concelho e com o Núcleo da Murtosa da Fraternidade de Nuno Álvares, levou a cabo, no dia 14 de Junho, a X edição da Operação Margem Limpa.
A acção decorreu na margem nascente da Ria de Aveiro, entre a Béstida e a Ponte da Varela, na Freguesia do Bunheiro e esteve aberta à participação de todos os cidadãos que quisessem dar o seu contributo na limpeza de uma área nobre do Concelho da Murtosa. O ponto de encontro foi junto ao Cais da Béstida, pelas 9.30h da manhã.
CNatural já abriu na Murtosa bem no centro de Pardelhas
A empresa CNatural já abriu na Murtosa, bem no centro de Pardelhas, no dia 10 de maio.
Este novo espaço pretende oferecer aos seus clientes uma alternativa nos cuidados de saúde, com produtos naturais, que premeiam os mais diversos tratamentos, sempre com uma qualidade acima da média e com toda a segurança.
Casa do Tear em Pardilhó abriu as portas numa inauguração para amigos e convidados
No dia 16 de novembro, a Casa do Tear, um novo espaço empresarial no concelho de Estarreja, abriu as suas portas.
Este espaço é uma autêntica viagem ao passado, com diversas exposições temáticas e com uma decoração do início do século 20.
Inaugurado o novo Centro Escolar da Saldida
Integrado nas comemorações do 86º aniversário da criação do Concelho da Murtosa, teve lugar, na tarde do passado dia 29 de outubro, a cerimónia oficial da inauguração do novo Centro Escolar da Saldida, um moderno complexo escolar, contíguo à Escola Padre António Morais da Fonseca, que acolheu os alunos do primeiro ciclo e pré escolar da antigas escolas de Pardelhas e da Murtosa.
Saudando os alunos, professores, auxiliares e convidados, a Diretora do Agrupamento de Escolas da Murtosa, Ana Paula Santos, realçou a importância do novo Centro Escolar, face às condições de excelência que oferece à comunidade educativa.
De seguida, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Batista, que afirmou que as comemorações deste ano do 29 de outubro estavam alicerçadas em momentos de grande significado, referindo que, se no sábado tinham sido evocados as tradições e o passado, através da apresentação do livro e do vídeo do Ciclo do Linho, no acontecimento que estávamos a vivenciar, era o futuro que estava a ser exaltado e celebrado.
Dirigindo-se aos mais pequenos, o Presidente da Câmara Municipal, afirmou que o novo centro escolar representava uma aposta clara da Autarquia na qualificação das condições de formação e aprendizagem dos mais novos e consequentemente, no futuro da Murtosa, pois daqui por alguns anos, seriam eles a conduzir os destinos da sua terra.
De seguida, ofereceu a cada um dos alunos uma pequena lembrança, composta por um lápis brincalhão e um documento personalizado, que regista para o futuro, a data da inauguração do Centro Escolar da Saldida. Exortou as crianças a guardarem o certificado, para, no futuro, poderem afirmar, com propriedade e com prova escrita, que foram os primeiros alunos a estudar naquela escola.
Alunos, professores, auxiliares e convidados seguiram, depois, para o átrio sul do centro escolar, onde foi descerrada a placa evocativa da inauguração. Para o acompanhar no ato, o Presidente da Câmara Municipal, chamou o atual Diretor Regional da Segurança Social de Aveiro, e anterior Presidente da Câmara, que qualificou como o principal responsável pelo planeamento que conduziu à concretização daquela obra.
Seguiu-se uma visita à Biblioteca do Centro Escolar, que foi acompanhada, entre outros convidados, por José Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, e por José Couceiro, Diretor do Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja Murtosa e Ovar (CFIEMO).
O programa terminou com a apresentação do novo portal das bibliotecas da Murtosa, conduzida por José Saro, que constitui um recurso virtual, que permite, entre outras facilidades, a pesquisa das obras existentes nas bibliotecas escolares do Centro Escolar da Saldida, da Escola Padre António Morais da Fonseca e da EBI da Torreira, para além da Biblioteca Municipal.
São Pedro em Pardilhó com centenas de pessoas nas noites de animação
O São Pedro em Pardilhó, recebeu, nos dias em que se comemorou, centenas de pessoas, que fizeram questão de marcar presença nesta já tão tradicional festa do concelho de Estarreja.
As comemorações começaram no dia 28 de junho e acabaram no dia 1 de julho, com diversas atividades, a habitual procissão e muita música para todos os gostos.
As noites foram muito animadas, com diversos grupos musicais a darem música e alegria aos visitantes, que deram nota máxima à organização desta festa.
Firmino Tavares é natural de Pardilhó e conta-nos como emigrou para o Luxemburgo
Firmino Tavares e a sua esposa, são naturais de Pardilhó, concelho de Estarreja.
Emigraram na década de 60 para o Luxemburgo e aí construíram a sua vida.
Abriram as portas da sua casa à nossa equipa de reportagem e durante alguns minutos contam-nos um pouco da sua vida, a viagem cheia de atribulações, a passagem pela fronteira entre Portugal e Espanha, mas acima de tudo a sua enorme saudade de Portugal e da terra que os viu nascer.
Do seu avô e do seu pai, Firmino Tavares relembra os dias em que passou a ajudá-los a construir barcos no estaleiro em Pardilhó, dos dias em que a Ribeira da Aldeia estava cheia de moliceiros até perder de vista.
Clean Up The Med Torreira [MURTOSA] ( 2013 )
Ação de limpeza nas margens da ria de Aveiro, no âmbito do projecto Clean Up The Med na Torreira Concelho da Murtosa com a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) em 2013
Missa campal, João Belo e os JukeBox abrem oficialmente o São Paio 2015
Cumprindo uma ancestral tradição, de 4 a 8 de Setembro, a Praia da Torreira, no Concelho da Murtosa, volta a encher-se de gente, vinda dos mais variados pontos do País, em maré de celebração, para a Romaria do S. Paio da Torreira, indiscutivelmente a mais concorrida, popular e afamada da região marinhoa, naquele que é um dos principais cartazes turísticos da Murtosa.
O primeiro dia desta festa iniciou com uma missa campal, seguindo-se o artista murtoseiro João Belo e acabando com a banda JukeBox.
Solar do Alambique em Angeja já abriu portas ao Turismo Rural de Habitação
O Solar do alambique é uma Casa de Campo que conjuga o conforto exigido nos dias de hoje e a vivência do quotidiano rural, a poucos minutos da Ria de Aveiro e das praias. Ocupa um solar de finais do séc. XIX, totalmente recuperado e decorado com o maior requinte, oferecendo comodidades capazes de satisfazer os caprichos mais exigentes.
Com 5 quartos e 2 suites na casa-mãe, a antiga casa dos caseiros deu origem a 2 apartamentos, um dos quais adequado a pessoas com mobilidade reduzida.
Mais que momentos, vendemos Experiências! Mais que alojamentos, vendemos Emoções!
Sinta-se em Casa.
Joaquim Baptista assume a sua candidatura à Câmara Municipal da Murtosa pelo PSD
Joaquim Baptista, atual Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, assumiu hoje a sua candidatura nas próximas eleições autárquicas, com data marcada para outubro deste ano.
Deu uma entrevista de fundo ao Ribeirinhas, onde falou da sua família, do seu passado e do carinho que tinha pelo seu avô, pessoa que o marcou enquanto seu mentor e conselheiro.
Falou ainda dos seus projetos para a Murtosa, a aposta nos jovens e nas acessibilidades que irão ligar o concelho às principais vias rodoviárias.
Da equipa que o irá acompanhar ainda nada adiantou, mas refere que a mesma já está escolhida e aguarda apenas o momento próprio para a apresentar.
Da oposição, aguarda que construam uma candidatura séria, e afirma mesmo que vai para o debate discutir ideias e não pessoas, adiantando ainda que não se preparou para os próximos meses, que serão de alguma intensidade, porque não vai mudar uma vírgula à pessoa que é, embora reconheça que as pessoas nos últimos meses antes do dia da eleição são motivadas a fazerem mais ruido.